Social Icons

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tipos de nuvens

Nuvens altas

Cirrus: aspecto fibroso como fios de cabelo ou rabo de galo. O cirro é constituído por cristais de gelo. Normalmente, visualizamos cirrus antes de uma frente fria chegar, chamada de "crista de galo". É a nuvem mais alta que se forma no céu, com exceção do topo de nuvens cumulunimbus.
Condição de tempo associada: tempo estável com aproximação de áreas de instabilidade. Normalmente, antes da chegada de uma frente fria observam-se muitos cirros.

Cirruscumulus: camada fina de nuvens brancas constituídas por elementos muito pequenos em forma de grãos ou rugas. Nuvens constituídas quase que, exclusivamente, por cristais de gelo; podem também existir gotículas de água. O Cirroscumulus é transparente a ponto de revelar a posição do Sol ou da Lua.
Condição de tempo associada: tempo estável com aproximação de áreas de instabilidade.




Nuvens médias

Altostratus: camada de nuvem acinzentada ou branca azulada, de aspecto estriado ou fibroso, cobrindo o céu, mas com porções menos espessas que deixam ver o Sol, pelo menos vagamente (como através de um vidro fosco).
Condição de tempo associada: normalmente, se formam na frente de tempestades com chuva ou neve contínua. Ocasionalmente, a chuva pode partir de um Altostratus.

Altocumulus: camada de nuvens brancas e/ou acinzentadas, com o aspecto parcialmente fibroso. Estão regularmente dispostos e encontram-se afastados o suficiente para permitir ver o azul do céu entre eles, quando observados de baixo.
Condição de tempo associada: ocorrem em várias camadas distintas, simultaneamente e, raramente produzem chuva que alcançam o solo.




Nuvens baixas

Stratus: camada nebulosa, cinzenta, de base uniforme e definida. São constituídos por gotículas de água e quando espessos, podem conter gotículas de chuvisco. Podem ser tão tênues que permitem distinguir, nitidamente, o contorno do Sol ou da Lua.
Condição de tempo associada: quando produzem precipitação é sempre em forma de chuvisco. Estas nuvens podem se formar muito próximo do solo, produzindo restrição da visibilidade horizontal semelhante a um nevoeiro denso.

Stratoscumulus: camada de nuvens cinzentas ou esbranquiçadas, quase sempre com porções escuras, constituídas por massas em mosaico, glóbulos, rolos etc., de aspecto não fibroso, ligadas ou não.
Condição de tempo associada: mantém o céu nublado e por muitas vezes com chuva fraca e contínua. Geralmente, são formadas quando há uma forte circulação marítima (ventos vindos do oceano ou de sudeste/leste).




Nuvens de Desenvolvimento Vertical

Cúmulus: nuvens isoladas que se desenvolvem verticalmente em forma de torres. O topo parece uma couve-flor. As porções iluminadas pelo sol são de um branco brilhante; a base é relativamente sombria. Nas porções mais elevadas a temperatura é inferior a 0º C.
Condição de tempo associada: cúmulos bem desenvolvidos produzem pancadas de chuva ou aguaceiros; cúmulos pequenos, lembrando flocos de algodão são também conhecidos como cúmulos de bom tempo.

Cumulunimbus: nuvem densa de grande extensão vertical, em forma de montanha. O cumulunimbus é constituído por gotículas de água e cristais de gelo na parte superior. É responsável pela formação de tempestades, trovoadas, e em alguns casos, tornados.
Condição de tempo associada: estas nuvens produzem aguaceiros violentos, acompanhados de relâmpago, trovão e rajadas de vento moderadas a forte. Algumas vezes produzem granizo.

0 comentários :

Postar um comentário